O QUE É CONSTELAÇÃO FAMILIAR?

As constelações familiares é uma abordagem filosófica de perceber os movimentos de nossa alma que nos levam a viver a vida e suas relações. Dentro do olhar sistêmico para a vida proposto pelas constelações familiares precisamos colocar em ordem a nossa alma para que o amor seja possível em todas as áreas da vida.

Nesse sentido, as constelações nos apresentam alguns conceitos e princípios essências para a resolução dos conflitos existenciais que você possa estar vivendo hoje. Dentre eles, as ordens do amor ou leis sistêmicas: Pertencimento, Hierarquia e Equilibrio de Troca. Só a partir da compreensão e aplicabilidade dessas leis naturais nas relações poderemos desemaranhar aquilo que está parado na vida.

O trabalho com as constelações familiares consiste em aplicar diariamente o olhar sistêmico e se posicionar no mundo a partir desta visão, assim como, através da realização de constelações familiares que podem acontecer tanto individualmente quanto em grupo.

No procedimento aplicado das constelações familiares um cliente traz uma questão/tema a ser olhado e, a partir daí, seu campo familiar (alma coletiva) será aberto para que ele possa compreender quando se formou aquele emaranhamento que está gerando esse nó existencial hoje. Nesse sentido, a aplicação da constelação familiar visa abrir a consciência que está oculta e que através das gerações traz padrões de repetição e dor dentro de uma família.

 O trabalho pode ser realizado individualmente ou em grupos através de workshops. No meu trabalho é possível trabalhar em grupo através de workshops temáticos no qual irei aplicar as constelações familiares originais Hellinger ou Original Hellinger Familiestellen.

BERT HELLINGER

O sistematizador e pai das constelações familiares ou hoje conhecidas como Familiestellen é o psicoterapeuta e ex-missionário alemão Bert Hellinger (16/12/1925 – 19/09/2019). Bert foi missionário católico na África do Sul, onde atuou em várias escolas. No final dos anos 1960 abandonou o clero e voltou à Alemanha e iniciou uma formação em diversas abordagens psicoterapêuticas, tais como Gestalt-terapia. Em Viena passou a estudar Psicanálise e na década de 1970 mudou-se para a Califórnia, onde foi estudar Terapia Primal com Arthur Janov e por lá interessou-se pela Análise Transacional. Ainda estudou a fundo Hipnose Ericsoniana e Programação Neuro-Linguistica. Com Virginia Satir, conhecida como mãe da terapia familiar, através da sua ideia de Escultura Familiar, Bert começou a aprofundar o que viria mais a frente se tornar o seu próprio método de trabalho. No inicio dos anos 1980 participou de um curso com a psiquiatra Thea Schonfleder, e a partir dali Bert deu início ao que viria ser conhecido mundialmente e como Constelações Familiares. Thea, não trabalhava com os membros familiares, mas com representantes, e Bert foi chamado a representar e ali ele percebeu que algo se movia a sobre ele. Bert se inquietou por não conseguir compreender a experiência de movimentos, sentimentos e sensações que lhe acometeram enquanto representante daquelas esculturas familiares.

Portanto, a constelação familiar não foi um conhecimento que caiu do céu para mim. Ao contrário, os trabalhos de Thea Schonfelder, Virginia Satir, Ruth McClendon e Les Kadis me transmitiram uma ideia das relações de causa e efeito emocionais, até então desconhecidas.
Bert Hellinger

SOPHIE HELLINGER

A segunda esposa de Bert Hellinger e que se tornou desde 2018 a única representante autorizada orginal Hellinger Familienstellen (dados da Hellinger Schule), se formou em treinamentos intensivos em Ayuverda e Medicina Tradicional Chinesa. Em 1999 com o consentimento de Bert Hellinger ela fundou a HellingerSchule®

Após seu casamento com Bert Hellinger em 2002, Sophie Hellinger e Bert Hellinger desenvolveram ainda mais Familienstellen para  Original Hellinger Familienstellen, que hoje é ensinado, demonstrado e oferecido exclusivamente pela HellingerSchule® em todo o mundo. Desde então, Sophie Hellinger também esteve ativa e presente como parceira igualitária ao lado de Bert Hellinger em todos os seus seminários e apresentações.

Em 2018 Bert Hellinger se aposentou da vida pública e entregou todo seu trabalho a sua esposa Sophie Hellinger.

2020 Copyright © Jhoao Junnior – Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Ballock Comunicação

Open chat